
O Brasil perdeu duas posições no Índice Global de Inovação (IGI) 2025, alcançando o 52º lugar entre mais de 130 países avaliados. A queda, divulgada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), acende um alerta sobre o futuro da competitividade e do desenvolvimento tecnológico no país.
Brasil tem avançado pouco em áreas estratégicas de inovação
Além da pior colocação global, o Brasil também deixou de liderar o ranking da América Latina, sendo superado pelo Chile, que agora ocupa a primeira posição na região. O resultado reforça a avaliação de que o país tem avançado pouco em áreas estratégicas para o fortalecimento da inovação — especialmente em infraestrutura, políticas públicas e financiamento de projetos.
Especialista analisa cenário
Para o especialista em inovação Alexandre Pierro, mestre em gestão e engenharia da inovação e sócio da PALAS Consultoria, o resultado expõe uma falha estrutural: “Temos a faca e o queijo na mão, porém não estamos cortando da melhor forma. Caso não mudemos imediatamente o caminho que estamos trilhando, nossa posição nesse ranking tende a piorar cada vez mais.”
Aplicação equivocada de recursos é um dos maiores erros
Pierro alerta que o problema não está na falta de recursos, mas na má aplicação deles: “De nada adianta termos tantas metodologias à disposição se não forem usadas para estimular a criatividade em cada um de nós. Possuímos tecnologias sofisticadas, mas que muitas vezes não são estrategicamente escolhidas ou adotadas conforme as reais necessidades das empresas.”
País está ficando para trás
Para o especialista, a queda no IGI 2025 “não é um mero deslize, mas um diagnóstico de uma nação que está ficando para trás”. Ele conclui que “continuar nessa trajetória não resultará apenas em classificações piores, mas na perda contínua de competitividade em um mercado global cada vez mais conectado”.
Este conteúdo foi publicado também na newsletter diária do Empreendedores. Quer saber as novidades antes de todo mundo? Inscreva-se gratuitamente e receba nossa news diariamente 👇