
O trabalho de Sérgio Rodrigues, fundador e CEO da Lemobs, ganhou novo impulso com a apresentação da solução BB Alimentação Escolar, desenvolvida em parceria com o Banco do Brasil. A tecnologia nasce com o propósito de modernizar políticas públicas e enfrentar desafios históricos da alimentação escolar, como desperdício, logística e planejamento nutricional — sempre com foco no impacto direto para milhões de crianças atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Novidade foi apresentada durante a COP30
Durante o painel “Sementes do Amanhã: Tecnologia e Sustentabilidade na Alimentação Escolar”, na COP30, Sérgio dividiu a mesa com lideranças que impulsionam essa agenda no país, reforçando a urgência de tratar a alimentação escolar como política pública estratégica. A Lemobs e seus parceiros apresentaram dados concretos de redução de desperdício já observados em municípios como Belém (PA), Rio Brilhante (MS), Valparaíso de Goiás (GO) e Uiramutã (RR). “O Programa Nacional de Alimentação Escolar oferta 10 bilhões de refeições por ano. Nossa tecnologia BB Alimentação Escolar já mostrou uma redução de mais de 80% no desperdício de alimentos. Isso significa 2.5 toneladas de alimentos poupados por escola”, destaca Sérgio.
Tecnologia representa avanço para diversos setores
Além de resultados operacionais, a iniciativa representa um avanço relevante na integração entre sustentabilidade, eficiência e gestão pública. Ao automatizar o planejamento nutricional com IA, centralizar dados em tempo real e garantir conformidade com o PNAE, a solução se fortalece como modelo escalável para municípios e estados de todo o Brasil — ampliando seu impacto social e a qualidade das políticas públicas voltadas para a alimentação escolar.
Este conteúdo foi publicado também na newsletter diária do Empreendedores. Quer saber as novidades antes de todo mundo? Inscreva-se gratuitamente e receba nossa news diariamente 👇




