Por que muitas empresas ainda falham ao usar Inteligência Artificial

Por

Luana Ferreira

28 de jul. de 2025

Por que muitas empresas ainda falham ao usar Inteligência Artificial

Por

Luana Ferreira

28 de jul. de 2025

A inteligência artificial (IA) tem potencial para transformar processos, impulsionar vendas e automatizar decisões estratégicas. Mas apesar do hype, muitas empresas ainda enfrentam obstáculos para adotar a tecnologia de forma eficiente. Dois especialistas compartilham suas visões sobre os desafios técnicos e estratégicos para uma adoção bem-sucedida da IA no ambiente corporativo.

Muitas empresas ainda desconhecem o impacto da tecnologia

Para André Grandino, da Devfy Tecnologia, um dos principais entraves é a falta de maturidade tecnológica. "Muitas empresas não têm clareza sobre as capacidades de sua infraestrutura e sobre como a tecnologia pode solucionar problemas de negócio", afirma. Segundo ele, uma base de dados coesa, limpa e confiável é essencial para o sucesso de qualquer projeto de IA. “Dados incorretos treinam modelos para agir de forma incorreta”, alerta.

A Devfy desenvolve soluções de IA sob medida, o que permite atender às regras e necessidades específicas de cada empresa. "Com uma solução padrão, é a empresa que precisa se adaptar à tecnologia, e não o contrário", diz Grandino. No entanto, ele ressalta que o desenvolvimento personalizado exige compromisso com atualizações contínuas e sustentação da ferramenta. A decisão entre construir do zero ou adaptar uma ferramenta existente depende de três fatores: maturidade tecnológica, adequação às necessidades de negócio e criticidade da solução.

IA vai muito além de chatbots

Rafael Mesquita, CEO da Digisan, identifica três gargalos principais na adoção da IA: desconhecimento sobre o potencial da tecnologia, ausência de dados organizados e uma cultura pouco orientada por dados, e implementação sem propósito. “Muitas empresas ainda associam IA apenas a chatbots. Outras seguem a onda da moda sem saber qual problema estão resolvendo”, diz.

Segundo Mesquita, o ChatGPT é só uma fração do que a IA pode fazer. Ele cita exemplos de soluções que já estão sendo aplicadas com sucesso: visão computacional em varejo e logística, IA preditiva para vendas e precificação, RPA com IA para automações mais inteligentes, e modelos de recomendação personalizados que aumentam conversão em e-commerce. "Essas aplicações já geram impacto real no resultado das empresas", ressalta.

Automatização de tarefas

Investir em IA exige estratégia. Para Mesquita, os pontos ideais de aplicação reúnem três características: tarefas repetitivas e de baixo valor estratégico, dados históricos disponíveis e impacto direto nos custos ou na experiência do cliente. "O diagnóstico começa com uma pergunta simples: quais gargalos consomem mais energia da operação ou prejudicam o cliente?" A partir daí, mapear erros humanos, áreas caras e ineficientes e momentos críticos de atendimento ajuda a tornar a IA uma alavanca real de crescimento — e não apenas uma buzzword.

Este conteúdo foi publicado também na newsletter diária do Empreendedores. Quer saber as novidades antes de todo mundo? Inscreva-se gratuitamente e receba nossa news diariamente 👇

Newsletter

Assine gratuitamente e receba todos os dias no seu e-mail 🚀

Insira o seu email abaixo

Newsletter

Assine gratuitamente e receba todos os dias no seu e-mail 🚀

Insira o seu email abaixo

Últimos episódios do nosso podcast

Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 | ©️ 2000 - 2025

Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 | ©️ 2000 - 2025