Perfil de
Marcus Varandas Filho
Perfil de
Marcus Varandas Filho
Nome completo
Warren Edward Buffett
Nacionalidade |
Estadunidense
Formação
Ocupação |
Redes sociais |
Biografia de
Marcus Varandas Filho
Marcus Varandas Filho, 43 anos, Paraibano, casado com Yanna há 201anos, pai de Gabriel, Rafael e Davi. Empreendedor serial, mentor, conselheiro, investidor.
Fundei a MVarandas, transformada em Menew (2013), e liderei a empresa a partir da sede humilde em João Pessoa-PB a um reconhecido sucesso e liderança no setor de tecnologia para food service do Brasil, alcançando crescimento 100% bootstrap até a aquisição pela Stone em 2020.
Além de ter MBA em Gestão Empresarial pela FGV e uma sólida formação como programador, dentre outros cursos, adquiri expertise que abrange, dentre outros, desenvolvimento de produto, operações, vendas, marketing e M&A.
Entre 2020 e 2022, mesmo após a venda para Stone, continuei tocando a operação da Menew me reportando ao Board. Através de minha liderança, a Menew escalou de 40 para 140 colaboradores, de 500k para 1M de MRR, navegando por desafios como a pandemia e conquistando o Great Place to Work, um testemunho da cultura e gestão de pessoas que defendo.
No início de 2022, depois que a Stone comprou a Linx, a Menew foi incorporada e eu passei a ser Diretor Nacional da vertical de food service (similar a VP, em uma estrutura matricial) liderando mais de 300 pessoas, em 3 escritórios de cidades diferentes (João pessoa, São paulo e Bauru). Me reportava ao presidente da Linx e passei a ter alguns pares. Momentos de muitos aprendizados, em um nova posição como executivo de uma multi-nacional tradicional.
Decidi sair desta operação 1 ano depois, em Março/2023, após cumprir meu período de contrato (earnout). Fiquei ate Dezembro/23 como conselheiro na Stone para ajudar na transição e no time de M&A concluindo transações já iniciadas.
Reconhecendo a influência transformadora dos mentores que me guiaram através dos programas que participei como ScaleUp Endeavor, Inovativa, Sebrae, em 2023, criei a Escalante. Esta empresa é o reflexo do meu compromisso com o princípio do “giveback”, apoiando empreendedores a escalar seus negócios. No primeiro ano, em parceria com o Sebrae, lançamos um programa de aceleração de negócios que alcançou um NPS perfeito de 100 e gerou resultados concretos em todos os negócios que participaram do programa, consolidando a Escalante como um catalisador de sucesso empresarial. Este programa continuou ao longo de 2024.
Em 2024: 1) me tornei sócio da Hofa Capital, boutique de M&A com foco em assessorar negócios no Nordeste e que me assessorou em 2020 quando da venda da Menew para a Stone. 2) Me tornei Mentor do G4 Educação e membro do ClaxClub, para evoluir no conhecimento e amplificar minha missão de apoiar outros empreendedores; 3) Evolui o programa Escalante para o programa EquityClub onde apio e guio empresários a transformarem suas empresas em ativos atrativos e valiosos.
Em 2025 a empresa Escalante se torna o Grupo MVX, com braços Educacionais (programas de mentorias, imersões, cursos), SaaS (para apoiar empresários em suas demandas de IA e construção de Micros Saas) e Assessoria de Execução (RH, Vendas, Mkt).
Antes do sucesso profissional, a minha verdadeira força e aprendizado se revelou durante o maior desafio que já passei. Em 2013, enquanto pivotava a MVarandas para Menew, meu filho Gabriel, de 8 anos, foi diagnosDcado com um tumor cerebral. Minha esposa Yanna estava grávida do terceiro filho e estava em meio a uma grande reforma residencial para acomodar o aumento da família. Gabriel enfrentou complicações graves, contraiu meningite, teve parada cardio respiratória e foi considerado em estado eminente de morte, passando 15 dias em coma. Contra todas as probabilidades, Gabriel emergiu do coma, inicialmente em estado vegetaDvo e, supreendentemente, se recuperou por completo. É considerado um milagre. Essa história inspirou um livro e um filme inDtulado “INEXPLICÁVEL”, lançado nos cinemas de todo o Brasil em Dezembro/24 e nas plataformas de streamming em Fevereiro/2025. Essa foi minha maior escola de vida e liderança. Precisei liderar minha família em meio ao caos; ser líder da UTI por 2 meses e convencer os médicos a lutar pelo meu filho dado como morto; tocar a obra da minha casa, pois eu iria voltar para lá com meus 3 filhos; e tocar uma mudança na minha empresa que iria nos levar ao topo.