Biografia de
Biografia de
Biografia de
Augusto Brito
Augusto Brito
Augusto Brito
Nasci no interior da paraiba, em monteiro PB. Filho de uma comerciante com um policial militar. Com poucos anos de vida, meu pai foi embora. Ficando minha mãe, minha irmã mais velha (5 Anos) e eu.. Aos meus 12 anos minha mãe sofreu um acidente de moto e faleceu 12 dias depois. Ficamos eu e minha irmã (17 anos), minha irmã assumiu a responsabilidade de tomar conta do comercio da minha mãe. Então comecei a trabalhar na loja de utilidades da minha mãe nos horários que não estava estudando. Aprendi a vender, fechar caixa, limpar, comprar, ter contato com fornecedores, viajar para comprar mercadorias e ter a responsabilidade do negócio e da casa. Crescemos muito minha irmã e eu, porém percebemos que aquela cidade não seria o suficiente para nosso futuro, dai fomos morar em campina grande - PB, passando a loja para nossos tios. Em campina grande nossos olhos se abriram e fomos para a faculdade, minha irmã fez veterinária em areia e eu engenharia de produção, logo mais minha irmã passou em um concurso para Bombeira da Paraíba.
Depois de formado, fui estagiar no grupo Copobras aqui em João Pessoa, fui contratado 6 meses depois, mas já sentia que não era o que eu queria para minha vida. Em conversas com pessoas do trabalho sempre deixei aberto que queria empreender e montar vários negócios. Em uma dessas conversas, 2 coordenadores vindos de Santa Catarina para a Planta de JP, disseram que queriam empreender também, montamos uma indústria de produção de cervejas, a primeira cervejaria artesanal da região metropolitana de João Pessoa- a Cervejaria Erste Sonne, foi uma experiência incrível. Recém formado, sem dinheiro, salário baixo e apenas 2 casas de herança da minha mãe. Assumi a responsabilidade de sair do emprego e tocar o empreendimento, tinha responsabilidades na construção da marca, na criação da produção, compra de insumos, obras e construção da fábrica e do taproom, localizada em cabedelo em frente a mata do amém. Tudo estava caminhando bem, até que meu investimento começava a ficar inferior aos sócios comparados com capital social, o retorno não vinha rápido como eu esperava e precisava, não tinha dinheiro para manter meu aluguel, minhas reservas acabaram, não tinha como investir, tive problemas de saúde, estava vivendo para trabalhar, eu era full time na cervejaria e os outros dois sócios ainda estavam trabalhando na copobras, trabalhavamos muito a noite e finais de semana, e durante a semana eu ia visitar bares e restaurantes para vender as cervejas e chopps. Tudo começou a desmoronar, os conflitos entre sociedades ficaram cada vez maiores. Quando eu falava que não tinha mais dinheiro para investir os sócios falavam que também não tinham. Daí fui convidado a sair da sociedade, meu investimento foi devolvido em parcelas a perder de vista, os sócios saíram da copobras, comparam combe de cerveja, instalaram pontos de cerveja na cidade, dobraram a capacidade produtiva, e tocaram o negócio. Fiquei acabado, não conseguia trabalho, fui morar na casa dos meus sogros e da minha esposa que era minha namorada na época.. E demorei para me reerguer...
Minha irmã estava morando em João Pessoa - PB e atendia em petshops e clinicas veteriárias, até que decidiu vender sua casa em monteiro e criar uma clínica veterinária. Daí me chamou, eu tinha um pouco de dinheiro guardado, mas já sabia os caminhos. Montamos a clinica veterinária 4 Patas JP - na Avenida Piauí- 221 - Bairro dos Estados - João Pessoa - PB. Foram 4 anos ajudando a montagem da empresa, foi muito aprendizado, minha irmã atendia e tomava conta do Administrativo, chegamos a faturar mais de 1 milhão/ano. Ter 14 pessoas entre terceirizados e empregados, mas tinhamos nossos problemas, o aprendizado da primeira empresa me fez ser bem mais cautelozo e ter visão de longo prazo, já minha irmã queria tudo e para aquele momento. Não foi fácil, pedi para sair da sociedade, queria montar algo maior e com maior escalabilidade. Mas, nunca deixei de opinar e de estar do lado dela nas decisões difícies, me tornei um consultor/conselheiro probono da 4 Patas.
Em 2022, abri um novo CNPJ a I LOVE USER, comecei a perceber que na pandemia tudo se voltou para o online e para a tecnologia. Queria entender como pequenas empresas (startups) conseguiam grandes faturamentos, entrei em uma busca incessante por aprendizado, investi mais de 50 mil reais em cursos e mentorias. Estudei tudo para me tornar um prestador de serviços na área de tecnologia. Cheguei a ter 5 clientes com contratos anuais, atuando com a alguns colegas prestadores de serviços... Cheguei a faturar 300 mil em 2024.
Hoje quero me conectar com mais pessoas, alvancar minha empresa, e criar novas.